Problemas no seio do Ministerio da Educacao- Moçambique
Pelo menos 39 mil dos 130 mil professores do sistema moçambicano de
educação não possuem formação pedagógica, o que pode ser parte dos
problemas de que os gestores de ensino e os pais e encarregados de
educação se têm queixado e que na sua opinião depreciam a instrução.
Aliás,
Jorge Ferrão, ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, disse que a
cifra compromete o processo de ensino e aprendizagem e a melhoria da
competência dos pedagogos ainda é um dos principais desafios na
educação, na medida em que este sector tem um peso pujante no
desenvolvimento do país. Por isso, apesar de o Governo continuar a
elevar a competência dos docentes, a África Austral e o “mundo são
chamados a dar maior atenção aos professores".
Ferrão falava na
abertura da Conferência Regional da África Austral sobre os Professores,
que decorre em Maputo, sobre o lema "Promovendo a Qualidade da Educação
a Partir da Qualidade do Professor".
"Nós precisamos de elevar a
qualidade da Educação, mas isso só será possível se elevarmos a
qualidade do professor", disse Hubert Gijzen, diretor do escritório
regional da UNESCO para a África Austral, que para além de considerar
que este desiderato depende de um trabalho multissectorial que leve em
contra a formação, “o professor deve ser motivado e é necessário que
recuperemos o seu papel dentro da sociedade”.
Em Abril deste ano, o
Banco Mundial divulgou um inquérito sobre a Educação em Moçambique, no
qual referia que o país tem o índice mais baixo de competência de
docentes em comparação com outros cinco Estados africanos,
designadamente Quénia, Tanzânia, Nigéria, Togo e Uganda. No teste da
língua portuguesa, os nossos pedagogos só conseguiram identificar dois
erros de um tola de 20. Na disciplina de Matemática, apenas 65%
conseguiram subtrair 86-55. Assim, "os professores não podem ensinar sem
saber e as crianças não podem aprender sem professores competentes".
Segundo
o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Moçambique possui 40
instituições que graduam anualmente 10 mil professores para o ensino
primário, enquanto os docentes do ensino secundário são formados por
diversas universidades, em particular a Universidade Pedagógica (UP).
De Rafique Anusse
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